Reyes, do quartel à política

LA PAZ — Manfred Reyes Villa, 47 anos, nasceu em La Paz. Ingressou no Exército em 1973. Foi agregado militar da embaixada da Bolívia em Washington. Em 1986, entrou para a reserva, no posto de capitão.

 

 É dono da imobiliária Marevi International, que atua nos EUA. Entrou para a política em 1990, quando foi eleito vereador em Cochabamba, pela Ação Democrática Nacionalista, de Hugo Bánzer. Em 1993, foi eleito prefeito de Cochabamba, para um mandato de dois anos. Foi reeleito por três vezes consecutivas e fundou a Nova Força Republicana.

Os êxitos eleitorais em Cochabamba deram projeção nacional a Reyes, que se tornou presidente da associação nacional de prefeitos. Em 1997, o general Bánzer o convidou para ser seu candidato a vice, mas ele recusou. Com a morte de Bánzer, no ano passado, ele seria hoje presidente. No início de 2001, Reyes deixou o cargo de prefeito para se engajar na campanha presidencial. Propõe “retomar o controle do setor de hidrocarburos”, cuja exploração está a cargo de multinacionais, incluindo a Petrobrás, reestatizar a companhia petrolífera YPFB e rever os demais contratos de privatização.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*