Jornal econômico resume objetivos a troca de produtos

O objetivo de Fernando Henrique é justamente aumentar o valor agregado

 

MOSCOU – O Kommersant, um dos principais jornais de economia e negócios da Rússia, resumiu de maneira crua as intenções dos governos brasileiro e russo de intensificar o comércio entre os dois países. “Carne, açúcar e café em troca de armas e foguetes”, dizia um título na primeira página de sua edição de ontem.

O Brasil entraria com os três primeiros, e a Rússia, com os dois últimos, sugere o título, ignorando um dos principais objetivos do presidente Fernando Henrique Cardoso nessa viagem: aumentar o peso de produtos de maior valor agregado na pauta de exportações para a Rússia.

A reportagem informa que dois consórcios russos, fabricantes dos caças Mig e Sukhoi, concorrem na licitação aberta pela Força Aérea Brasileira para a compra de 24 aviões de guerra, no valor de US$ 700 milhões. Segundo o Kommersant, Fernando Henrique desmentiu boatos de que a licitação já está arranjada para que vençam os Mirages, da francesa Dassault, acionista da Embraer.

 

O jornal destaca o interesse brasileiro em modernizar a base espacial de Alcântara com a tecnologia russa de lançamento de foguetes. A Rússia estaria interessada, diante da intenção do governo do Casaquistão de aumentar os preços para a utilização da base de Baikonur.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*