Chávez manda representantes

Seis deputados do partido do presidente participam de conferência em Teerã

TEERÃ – No intrincado tabuleiro do Oriente Médio, eis que surge uma nova peça: a Venezuela de Hugo Chávez. Dentre os representantes de 19 Parlamentos que atenderam ao convite iraniano para a conferência de apoio aos palestinos, figuram seis parlamentares venezuelanos, todos do Movimento V República, o partido de Chávez.

Abordados pelo Estado no vôo de vinda, na quarta-feira, os parlamentares pareciam tatear com dificuldade as complexidades da região. “É preciso estudar com cuidado”, disse a deputada Cilia Flores, à pergunta sobre o que opinava do programa nuclear iraniano. Chávez, que tenta se elevar à condição de arquiinimigo dos EUA aliando-se a seus desafetos, promoveu uma aproximação com o Irã, que inclui uma joint venture para fabricar tratores na Venezuela.O Irã é o quarto exportador mundial de petróleo e a Venezuela, a sétima.

Participam, também, da conferência de três dias: Autoridade Palestina, Síria, Líbano, Qatar, Argélia, Líbia, Marrocos, Sudão, Zimbábue, Serra Leoa, Guiné, Mauritânia, Madagáscar, Indonésia, Filipinas, Sri Lanka, Ilhas Comoros e Cuba.

Publicado em O Estadão. Copyright: Grupo Estado. Todos os direitos reservados.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*