O homem da mais misteriosa agenda

Entrevistar o energético Arafat podia ser um teste de paciência e resistência física

RAMALLAH – Em outubro de 1992, Yasser Arafat concedeu ao Estado uma entrevista exclusiva em Túnis, sede da Organização de Libertação da Palestina (OLP) no exílio. Na última pergunta, pedi a Arafat, então com 63 anos, que fizesse um balanço de sua atuação à frente do movimento palestino. “Nessas duas décadas, fizemos o povo palestino retornar ao mapa político”, resumiu Arafat. “O próximo passo é retornar ao mapa geográfico.”

Passaram-se 12 anos. Arafat e seus companheiros retornaram ao mapa geográfico, graças aos acordos firmados em 1993 e 1994 com Israel. Mas a que preço! Em outubro de 1992, uma das minhas matérias começava com uma queixa: “Para entrevistar Yasser Arafat, não basta que a OLP esteja de acordo. É preciso muita paciência, resistência física e total disponibilidade, para uma espera que pode durar semanas. Arafat tem talvez a agenda mais volátil e misteriosa do mundo.”

No dia em que cheguei a Túnis, para a entrevista agendada com antecedência, Arafat embarcou inesperadamente para um giro por países árabes. Restava sentar e esperar. Até o seu chefe de gabinete, Sami Musalam, um homem franzino e manco de um ferimento de guerra, dizia desconhecer sua agenda, tratada com total sigilo por razões de segurança.

Que contraste em relação aos últimos anos de Arafat em seu escritório em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, onde foi confinado pelo governo israelense! Depois de voltar de viagem, Arafat ainda demorou uns dias para me receber. Na verdade, só o fez quando lhe informaram que o repórter, cansado de esperar, estava voltando para o Brasil. Um blefe, claro. Ele interrompeu uma reunião do Comitê Central da OLP, cujos membros ainda estavam se dispersando quando entrei em seu amplo escritório. Apesar de uma gripe forte, Arafat exalava energia.

“Às vezes, após três noites sem dormir, com reunião em cima de reunião, já está todo mundo morto. Menos Arafat: ele aparece como se tivesse acabado de acordar e tomar banho. Tem resistência de ferro”, contou-me na época o intérprete Munjed, em seu espanhol perfeito adquirido em sete anos de  estudos em Havana. Arafat falava um razoável inglês, mas me recomendaram entrevistá-lo em árabe, em nome da precisão dos conceitos.

“Há 30 anos, ele trabalha 18 horas por dia, sem folga, e sua saúde é melhor do que a de um homem médio de 67 anos”, me atestou, em maio de 1996, o médico Ahmed Sobeh, então diretor de Relações Internacionais da Autoridade Palestina, depois de um mal-estar sofrido por Arafat no Cairo, que ele atribuiu a gripe e excesso de trabalho. “Nós falamos que ele precisa descansar mais, ter mais sossego, mas ele não ouve”, reclamou o clínico geral.

Na entrevista, Arafat, afastado dos territórios ocupados havia quase três décadas, subestimou seriamente a popularidade e o poder desestabilizador do Hamas e da Jihad Islâmica, os grupos fundamentalistas islâmicos que floresceram nos últimos anos do exílio da OLP, fornecendo apoio material – creches, hospitais e dinheiro para as famílias dos “mártires” – e doutrinamento religioso aos desassistidos palestinos dos territórios ocupados.

À pergunta sobre se a oposição desses grupos não ameaçava o processo de paz, o líder palestino respondeu: “Temos uma democracia, com multipartidarismo e liberdade de expressão. Na OLP, respeitamos a opinião da minoria, mas essa minoria tem de se comprometer com a opinião da maioria.” Quando insisti na crise de representativade da OLP, Arafat emendou: “É certo que há o respaldo por parte do Irã e de outros países do Golfo a organizações ou a indivíduos tanto fundamentalistas quanto direitistas, e até mesmo esquerdistas, mas isso não significa nada. A OLP representa o povo palestino.”

O retorno de Arafat e o estabelecimento de um regime limitado de autonomia na Faixa de Gaza e em partes da Cisjordânia, em 1994, causaram uma euforia que rapidamente se dissipou, com a falta de melhorias concretas na vida dos palestinos. Os atentados suicidas do Hamas e da Jihad Islâmica erodiram tanto a autoridade interna de Arafat quanto sua credibilidade perante Israel e os Estados Unidos, que consideraram que ele não estava se esforçando para conter o terrorismo islâmico.

Quatro dias depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, um assessor muito próximo de Arafat me contou em Ramallah que os encarregados da área de segurança da Autoridade Palestina haviam chamado seus correlatos do Hamas e da Jihad Islâmica e advertido: “Se vocês cometerem a besteira de ordenar um atentado terrorista em Israel neste momento…”, e fez o gesto de cortar a garganta. De fato, os atentados só recomeçariam três meses depois. No calor da hora, o assessor não pareceu ter-se dado conta de que estava confirmando que a AP, quando queria, podia conter o terror.

É bem provável que, nos momentos de maior desalento em Ramallah, Arafat tenha sentido saudade de seu exílio dourado na Tunísia, país árabe do norte da África, onde a OLP, beneficiária de generosa ajuda financeira do mundo árabe, era uma espécie de Estado dentro do Estado, com seus inúmeros prédios e veículos, e seus homens circulando armados de metralhadoras.

O nome de guerra Abu Ammar, dos tempos da guerrilha, era inspirado na tradição árabe de chamar os homens pelo nome do pai – “abu”, em árabe. No decorrer do tempo, passou a ser uma forma carinhosa de os palestinos chamarem Arafat de pai.

Talvez o que melhor representasse o que Arafat significou para os palestinos fosse a Beit al-Sumud (Casa da Resistência), um orfanato com 50 crianças e jovens de 7 a 18 anos, cujos pais tinham morrido em conflito com Israel. Eram os “filhos dos mártires da revolução”. Entre eles, havia cinco crianças na faixa dos 10 anos, conhecidas como os únicos sobreviventes de Sabra e Chatila, os campos de refugiados em Beirute que foram palco de um massacre por milicianos cristãos libaneses com conivência do Exército israelense de ocupação, em setembro de 1982.

Os cinco eram recém-nascidos e foram encontrados nas tendas por integrantes das agências humanitárias que entraram nos campos depois da matança. Escondidos por seus pais antes de eles serem mortos, não foram vistos pelos milicianos. Arafat os batizou, deu-lhes seu sobrenome e os visitava regularmente.

Onde estarão agora os cinco sobreviventes de Sabra e Chatila? Não faço idéia. Mas nunca esqueci uma pergunta que um dos meninos fez a Rabiha Tirawi, diretora do orfanato: “O que vai acontecer com a gente se a revolução não der certo, se Abu Ammar morrer?”

 Publicado em O Estadão. Copyright: Grupo Estado. Todos os direitos reservados.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*